Qual é o servidor ideal para sua empresa?

Se seu negócio cresceu esta é a hora de você comprar o seu primeiro servidor. Antes de tudo, parabéns! Adquirir um servidor é uma grande decisão e significa que sua empresa está evoluindo. No entanto, a escolha pode ser difícil e, portanto, uma ajuda sempre é bem vinda. A Ws Tech Soluções em TI está aqui para isso.

Escolher o servidor certo depende da necessidade e tamanho da sua empresa. Se você não entende muito bem da parte técnica e possui poucos funcionários, um servidor NAS (network-attached storage) é o ideal, pois ele funciona como se fosse um único HD instalado em todos os computadores da rede, armazenando e compartilhando arquivos de uma forma simples. Qualquer colaborador da empresa “enxerga” esse HD em seu sistema e pode salvar e usar as pastas e arquivos dele.

Existe também a opção de instalar o Sistema Operacional em um PC comum, de boa qualidade, podendo então compartilhar arquivos pela rede, fazer acesso remoto, instalar aplicativos, bancos de dados de pequeno porte, agendar backups diários e automáticos, entre muitas outras funções.

Já se sua empresa possui mais funcionários e precisa gerenciar um banco de dados mais complexo, executar aplicações mais sofisticadas como um ERP ou CRM, se possui grande quantidade de dados para armazenar ou necessita de recursos de virtualização em maior escala, o ideal é uma opção mais robusta como servidores torre, rack ou blade.

O servidor torre é o mais básico do mercado. Ele custará e ocupará tanto espaço quanto um desktop comum. Pequenas empresas, sem a capacidade para uma sala de dados nem com preocupações em relação a espaço, provavelmente estariam mais bem equipadas com este tipo de servidor.

Já o rack empilha os servidores como um rack de CDs. Esta é uma opção que economiza espaço, porém é mais adequada para empresas que conheçam o mundo dos servidores ou que precisarão de três, quatro, cinco ou até mesmo dezenas destes equipamentos em sua infraestrutura de TI. 

Por fim, o blade é o mais compacto dos três e é identificado pelo seu formato ultrafino. Apesar de ser mais caro que os demais, ele possibilita a instalação de um número maior de servidores em um mesmo local; menor consumo de energia e de refrigeração, que resulta em custos menores para grandes parques de servidores ou datacenters.

Ainda há alguns pontos para se avaliar na hora de comprar um servidor, mas com as informações acima dá para iniciar uma pesquisa de mercado e começar a pensar no assunto. Nós da Ws Tech Soluções em TI teremos o maior prazer em ajudar a sua empresa para que com muito trabalho, possamos crescer cada vez mais, juntos!

Related Posts

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.
Precisa de Ajuda?