A consultoria de TI vem crescendo cada vez mais, e atualmente as empresas buscam terceirizar esse serviço, visto que muitos projetos necessitam de um conhecimento específico, a fim de complementar a equipe interna com determinada área de conhecimento

ou especialização perante algum projeto ou serviço, as empresas acabam optando pelo outsourcing em vez de contratar.

Quando falamos de consultoria de TI temos que entender que esse serviço não se limita a análise e desenvolvimento de sistemas, mas abrimos um leque para várias áreas de atuação, como infraestrutura, análise de dados, otimização de acesso, segurança e qualquer outra necessidade que uma empresa possui relacionado a tecnologia.

Existem empresas grandes, mas essas representam apenas 11,5% do mercado. Os outros 88,5% são empresas menores que muitas vezes prestam serviços mais especializados. Por causa esse grande número de empresas é preciso pesquisar bastante antes de contratar uma consultoria de TI para não acabar com mais problemas do que soluções.

Quais as principais vantagens de escolher uma empresa para prestar o serviço de consultoria em ti?

Otimização de tempo

Sem dúvidas a otimização do tempo é uma das maiores vantagens em optar por uma consultoria em TI, visto que você pode se dedicar somente a assuntos pertinentes ao foco de seu negocio e de sua empresa, onde a responsabilidade de cuidar da sua TI sera tratada diretamente pela empresa especializada em consultoria de TI.

Redução de custos

Um trabalho de consultoria vai analisar sua empresa, realizar estudos detalhados de tudo o que você dispõe e pensar em um novo planejamento, que pode incluir até mesmo a remodelação da estrutura de TI. Dessa forma, ao surgirem novas possibilidades, é possível reduzir custos e alcançar maior competitividade dentro do mercado. Isso porque a infraestrutura pode ser mais moderna e barata para a sua realidade.

Nível de qualidade

As empresas costumam criar seus próprios padrões de qualidade para produtos e processos, estabelecendo métricas e metas internas. Elas podem ser satisfatórias e atenderem às demandas. Porém, é importante rever isso de tempos em tempos e aí entra novamente o papel da consultoria, que apresentará o que de mais novo vem sendo discutido em termos de qualidade e excelência, ajudando a estabelecer parâmetros mais conectados com a atual realidade.

Ganho estratégico

O trabalho da consultoria em modernizar sua estrutura de TI pode representar também um diferencial estratégico para o seu negócio. Tendo em vista a importância da tecnologia, o profissional externo ajudará você a utilizar as ferramentas certas para alcançar resultados cada vez mais significativos. Na prática, isso significa deixar de pensar na consultoria apenas com um meio de apoio como outro qualquer

Aumento da Segurança

Para que uma empresa ofereça a seus clientes serviços de alta qualidade e confiabilidade, é necessário que a sua infraestrutura passe por manutenções preventivas periódicas, de forma planejada, sem atrapalhar os trabalhos das equipes.

Assim, é possível solucionar e antever problemas, evitando que ocorram paradas e indisponibilidades de sistema não-desejadas. Nesse cenário, a consultoria em TI faz o gerenciamento e monitoramento dos servidores e computadores de forma ativa, o que aumenta a segurança e confiabilidade da infraestrutura corporativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *